{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Article", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/almanaque/sexta-feira-santa-confira-5-curiosidades-sobre-data.phtml" }, "headline": "Sexta\u002Dfeira Santa: confira 5 curiosidades sobre a data", "url": "https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/almanaque/sexta-feira-santa-confira-5-curiosidades-sobre-data.phtml", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fs%2F2025%2F04%2Fdesign-sem-nome-2025-04-16t080502458.jpg", "width":"1280", "height":"720" } ], "dateCreated": "2025-04-18T07:00:00-03:00", "datePublished": "2025-04-18T07:00:00-03:00", "dateModified": "2025-04-18T07:00:00-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Giovanna Gomes", "jobTitle": "Repórter", "url": "https://aventurasnahistoria.com.br/autor/giovanna-gomes/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Aventuras na História", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "https://aventurasnahistoria.com.br/static/logo/ah.svg", "width":"120", "height":"60" } }, "articleSection": "Curiosidades", "description": "Descubra por que a data muda todo ano, o que ela representa para os cristãos e quais tradições marcam essa sexta\u002Dfeira especial!" }
Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Mundo

Sexta-feira Santa: confira 5 curiosidades sobre a data

Descubra por que a data muda todo ano, o que ela representa para os cristãos e quais tradições marcam essa sexta-feira especial!

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 18/04/2025, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coroa de espinhos e cruzes - Getty Images
Coroa de espinhos e cruzes - Getty Images

A Sexta-feira Santa é uma data de grande importância para os cristãos em todo o mundo. Ela faz parte da Semana Santa e relembra um dos momentos mais marcantes da fé cristã: a crucificação de Jesus Cristo.

Em 2025, a Sexta-feira Santa será celebrada em 18 de abril, dentro de um período que começa no Domingo de Ramos (13 de abril) e vai até o Domingo de Páscoa (20 de abril).

A seguir, respondemos às principais dúvidas sobre essa data, como seu significado, se é feriado, o que se come nesse dia e quais celebrações acontecem:

1. É feriado?

Sim, a Sexta-feira Santa, ou Sexta da Paixão, é feriado nacional no Brasil — e em 2025, ela será celebrada no dia 18 de abril. A data sempre cai na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, o que faz com que sua ocorrência varie a cada ano. Vale destacar que, para descobrir o dia da Páscoa, soma-se 46 dias à Quarta-feira de Cinzas.

Cruz, um dos principais símbolos do cristianismo / Crédito: Getty Images

2. O que é?

A Sexta-feira Santa é uma das datas mais importantes para os cristãos. Ela marca o dia da crucificação e morte de Jesus Cristo, sendo um momento de luto, silêncio e profunda reflexão espiritual.

Como destaca o portal Ana Maria, o feriado é parte da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos e culmina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus.


3. E a Quaresma?

Embora muitos pensem que a Quaresma termina no Domingo de Ramos, o encerramento oficial desse período ou a ser na Quinta-feira Santa, antes da Missa do lava-pés — uma mudança feita durante o pontificado do papa Paulo VI, entre as décadas de 1960 e 1970. Em 2025, portanto, a Quaresma se encerra em 17 de abril, véspera da Sexta-feira Santa.

Missa da Sexta-feira Santa não conta com consagração da Eucaristia / Crédito: Getty Images

4. Pode comer carne?

Segundo a tradição cristã, a Sexta-feira Santa é um dia de jejum e abstinência de carne vermelha. Assim, muitas pessoas optam por refeições simples, geralmente à base de peixes ou vegetais, como forma de respeito e penitência em memória ao sacrifício de Jesus.


5. Tem missa?

Sim, há celebrações específicas para a Sexta-feira Santa, mas com algumas particularidades. Diferente de outros dias, não é realizada uma missa convencional, e sim uma cerimônia conhecida como "Ação Litúrgica da Paixão do Senhor". Ela inclui leituras bíblicas, oração universal, adoração da cruz e distribuição da comunhão, mas sem consagração da Eucaristia.